MTA Enviar email pelo Exim usando smtp do gmail (alternativa p/ qndo se tem um ip dinamico e seus emails voltam)

Larguei mão de pagar provedor de email. O google me fornece um serviço melhor, maior e mais barato (i.e. de gratis). Então migrei o meu email @girino.org pro google. Foi fácil, segui as instruções e tudo veio às mil e uma maravilhas.

Mas só que o google preza pela segurança bem mais que a locaweb (meu anterior provedor), e eu não consegui mais mandar emails da linha de comando no linux (usando mutt no meu caso, que eu gosto de usar pra automatizar o envio de emails através de scripts, por exemplo). O Google reclamava: não aceito servidores de email de mentirinha, seu bobão1! Ou você autentica ou se vira com seu provedor. Só que meu provedor, é… digamos… fuleiro! Não me fornece conta de email nem nada. Então fiquei na mão.

Até fucei outros jeitos de configurar o “relay” no exim (o “sendmail” que o ubuntu usa chama exim), mas não adiantava: ninguém me queria!

Aí eu pensei: poxa, esse exim é tão bacana, será que ele não autentica sozinho? E pior que eu autentica! foi só acrescentar a linha

*:meuusuario@gmail.com:minhasenha

no arquivo /etc/exim4/passwd.client e usar o host smtp.gmail.com como smarthost no exim.

Para configurar o exim, rode:

dpkg-reconfigure exim4-config

no terminal, selecione a opção de “mail sent by smarthost; received via SMTP or fetchmail” e deixe os valores padrão todos exceto quando ele perguntar o endereço do seu smarthost. Nessa hora preencha com smtp.gmail.com.

Não esqueça de ativar permitir envio no gmail por outros programas.

OBS: PARA CORRIGIR OS AVISOS DO EXIM4
Somente executar:ALERT: exim paniclog /var/log/exim4/paniclog has non-zero size, mail system possibly broken … failed!

rm /var/log/exim4/paniclog

Agora é só usar o pine, mutt, mail ou qualquer outro programa de linha de comando que você queira, e partir pro abraço!

Deixe um comentário